Pagamento – Preço – Valor

conceitos

Pagamento – Pagamento é algo de valor que fazemos ou entregamos em troca de algum bem ou de algum serviço disponível na sociedade através das suas relações econômicas, ou seja, o Mercado. Pagamos Terra, pagamos Capital, pagamos Trabalho. A moeda é o elemento de valor que é instituído para representar as relações entre os fatores de produção e os bens e serviços oferecidos ao Mercado. Para que não tenhamos que pagar com TERRA ou CAPITAL ou mesmo com TRABALHO, pagamos com moeda ou dinheiro ou o que esteja representando valor naquela sociedade. Para que possamos pagar algo que desejamos ou precisamos adquirir no Mercado, precisamos de Moeda ou então, algo que a represente. E este o funcionamento que se espera do Mercado para que as necessidades e/ou desejos possam ser realizados.

Preço – O que é preço? Podemos dizer que é o valor de um bem ou de um serviço disponibilizado para consumo. Mas que valor? Quanto representa o preço e como ele é composto, na verdade? Dizem que o preço é o valor que o Mercado se dispõe a pagar, mas todos nós sabemos que se não pagam o ‘preço justo’ não vale a pena produzir ou vender e assistimos produtores queimando estoques, retendo produtos, negando-se a realizar serviços. O preço justo é o preço de Mercado. Seria a composição dos meios de produção – Terra – Capital – Trabalho na razão dos valores que ali são aplicados e uma margem de valor para remunerar o lucro quando as empresas forem privadas e não públicas e devem atender também os critérios de necessidade ou, o quanto supérfluos podem ser. Olhando os preços de Mercado, entretanto, vemos que não é bem assim. Os preços variam até para um mesmo produto em razão do Lucro, de sobre valor ou supervalorização do CAPITAL, da TERRA e, quase sempre, em razão do sistema político adotado, o valor do TRABALHO quase nunca determinam o preço. Desta forma, poderíamos então acrescentar um detalhe ao conceito de preço declarando-o assim: Preço é o valor que o Mercado se dispõe a pagar por um bem ou por um serviço em razão da disponibilidade de moeda circulante.

Valor – Valor é a representação que se dá para alguma coisa de forma a substitui-la por alguma coisa equivalente. Ao trocarmos uma galinha por uma camiseta podemos dizer que aquela galinha tem o valor daquela camiseta. Quando dizemos que a moeda americana determinada como US$ 1 (um dólar americano) vale R$ 2,15 (dois reais e quinze centavos), dizemos que o valor atribui a esta moeda equivale a 115% a mais que o valor que atribuímos à nossa moeda. O valor depende de algumas variáveis. Depende da TERRA – CAPITAL e TRABALHO. Depende, também, da necessidade e da disponibilidade. A execução do processo econômico deve fazer com que os fatores de produção gerem riquezas. Desta forma, nações com TERRA – CAPITAL e TRABALHO são nações ricas salvo se for negada a elas a participação no Mercado. Ao valorizarem TERRA, valorizarem CAPITAL e desvalorizarem TRABALHO para estabelecer a moeda destrói-se assim o Mercado naquela nação ou nesta nação se aplicado ao Brasil estes sistemas de valoração. Quando se declara que o TRABALHO não merece moeda suficiente para realizar a Vida no que toca à Alimentação, à Saúde, à Habitação, à Educação e, todo o esforço de trabalho não merece reconhecimento de valor social condenamos a sociedade á falência. Tudo que o Mercado puder oferecer não encontrará consumidor para dar a ele o funcionamento que precisa para existir. A razão da existência do Mercado. A Oferta e a Procura. Então, o que seria valor para a Economia? O que seria valor para uma sociedade? Valor é a representação que se dá através da moeda para que a sociedade tenha funcionamento gerando e distribuindo riquezas. Sem valor, sem mercado, sem riquezas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s