Terra – Capital – Trabalho – Tecnologia

Conceitos

Terra – Além de simbolizar o Planeta, o termo Terra, em Economia, representa todos os bens reais disponíveis na Natureza. Com a evolução do ser humano e grupos, em famílias, em comunidades e em sociedades, em razão das capacitações individuais e coletivas foram os humanos se apossando dos bens disponíveis que encontravam pela frente. Num primeiro momento, através da posse pacífica ou da disputa com ‘outros animais’ para ocuparem ambientes mais seguros ou que lhes trouxessem maior chance de sobrevivência. Ainda no processo evolutivo, organizando-se e grupos e famílias tribais criaram regras de acesso, domínio e posse de terras e outros bens nelas existentes como animais e frutos que elas produzissem bem como iniciaram processos de extração de minérios. Passo seguinte, organizando-se os grupos e famílias tribais ou reais em Estados ou Sociedades, construíram regras de Direito e de Economia para justificar e legitimar este Meio de Produção como elemento pertencente a determinados grupos e não a toda a Coletividade. Desde esta época, parou a evolução do ser humano e aguarda-se, com urgência novas sinalizações para o porvir.

Capital – Capital, em economês e grosso modo, significa disponibilidades. Estas disponibilidades ou reservas diferem do fator Terra porque se constitui através do acúmulo de bens ou numa conversão deles, em valores (dinheiro). Durante o desenvolvimento social humano, grupos e famílias, pelas mais diversas razões acumularam Bens de Capital ou, simplesmente Capital, tais como: construções, obras de arte, colheitas, minerais e, não sendo isso suficiente, criaram também a moeda como elemento representativo de valor que passaram além de cunhar, a acumular e a poupar. O Capital teve significativo uso como fator de produção a partir do desenvolvimento da Revolução Industrial. Nesta efervescente etapa do desenvolvimento uniu-se Terra e Capital para produzir riqueza e transformar, revolucionando, a sociedade. Modernamente, construções outras se utilizam do elemento Capital[RO1]  para simbolizar outros elementos que integram, mas não definem o funcionamento das relações econômicas, mais atrapalham do que ajudam numa busca em prol do desenvolvimento e produção de riquezas.

Trabalho – O que deveria significar para cada um de nós o termo trabalho que parece escondido nos livros de economia ou livros de filosofia? Será que o dicionário traz alguma ajuda? Parece que não[RO2] . Vamos então tentar uma definição e analisá-la frente às realidades. Trabalho é o processo que transforma elementos quanto a sua natureza específica e uso, em novos bens de natureza similar ou diferente com novas utilizações ou, que introduz, do mundo das idéias à materialidade, criações intelectuais dando-lhes forma. Esta definição aqui elaborada vai ‘de encontro’ à definição no dicionário na sua primeira significação, que diz: 1    esforço incomum; luta, lida, faina (Dicionário HOUAISS da Língua Portuguesa:  Datação sXIII cf. FichIVPM). Olhando assim a acepção da palavra no dicionário é possível até entender o porquê, as pessoas, normalmente evitam o trabalho como algo que seja depreciativo e incomum. O trabalho, genericamente falando é todo esforço físico realizado do nascimento até a morte do homem. Pode-se inclusive afirmar que o Trabalho seja o ponto de partida da jornada humana em busca da Vida, da Riqueza e da realização individual e coletiva, que seja, o reconhecimento de sua individualidade/personalidade.

Tecnologia – Derivada do Conhecimento, a tecnologia trouxe progressos consideráveis à humanidade. Abstraindo-se à dicotomia do Bem e do Mal, do Certo e do Errado, a tecnologia também trouxe variáveis que criaram grandes danos sociais. Uma das variáveis que provocaram danos é a separação que fazem entre Tecnologia e Trabalho. Toda a tecnologia é resultante do trabalho de um ou de muitos. Não é produto decorrente da Terra ou do Capital no incremento da produção econômica de Bens e Serviços. O seu subproduto, uma máquina, podem ser agregados aos fatores de produção como Terra e Capital mas não o produto em si. O desenvolvimento tecnológico é resultante do Trabalho intelectual e físico. Caso seja um trabalho mecânico pode ser realizado por um homem ou por uma máquina, mas será sempre a realização de um trabalho que poderá render Lucro.


 [RO1]Tal qual Capital Intelectual ou Capital Humano, a meu ver, deslocam do fator Trabalho os valores intelectuais e humanos para o fator Capital como forma de desprestigiar o Trabalho como fator decisivo, hoje, na produção da riqueza mundial. Da mesma forma, fazem o mesmo caminho quando prestigiam o Conhecimento e a Tecnologia, como novos fatores determinantes da produção como se Tecnologia e Conhecimento não fosse resultante do Trabalho, esforço pessoal de quem produz seja pela mãos ou pelo intelecto. Uma produção tecnológica incorporada à produção será Capital. Uma produção intelectual incorporada à produção ou a um acervo será Capital. Simples e objetivamente. Novas nomenclaturas não resolverão os impasses na valoração destes fatores de produção.

 [RO2]Dicionário HOUAISS da Língua Portuguesa:

Datação
sXIII cf. FichIVPM

Acepções
■ substantivo masculino
1    esforço incomum; luta, lida, faina
Ex.: foi um t. convencê-lo a voltar para casa
2    conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim
Ex.: t. manual, intelectual, mecânico
3    atividade profissional regular, remunerada ou assalariada
Ex.: <t. de tempo integral> <t. de meio expediente>


Etimologia
regr. de trabalhar; ver trabalh-; f.hist. sXIII traball’, sXIII traballo, sXIV trabalho, sXV trebelho, 1899 travalho

Sinônimos
afazer, azáfama, emprego, fábrica, faina, farfúncia, labor, laboração, laborão, labuta, lavor, lida, lide, lideira, mister, movimento, movimentação, ocupação, ofício, que fazer, serviço, tarefa; ver tb. sinonímia de biscate, cargo e feitiço

Antônimos
ociosidade, ócio

Homônimos
trabalho(fl.trabalhar)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s