Apresentação
A questão de equivalência é muito importante. Equivalência está para a matemática como semelhança e não como igualdade. Um triângulo retângulo de medidas 3 x 4 x 5 metros é semelhante a um outro medindo 30 x 40 x 50 centímetros. A equivalência da moeda deve guardar semelhança entre grupos e não igualdade.
Uma vida humana equivale a outra vida humana. Uma criança equivale a outra criança. Um jovem, um adulto ou um idoso equivale a qualquer outro jovem, adulto ou idoso.
Por esta razão a ECONOMIA PARTICIPATIVA busca distribuir de forma equilibrada e com o suporte da TECNOLOGIA a riqueza produzida por todos.
A atribuição de um CAPITAL INICIAL a todos os participantes é o valor que ficou estabelecido para este estudo como suficiente para permitir que a vida seja mantida com dignidade suficiente para que possam todos realizar trabalho ou preparar-se para executar uma função social ou mesmo usufruir uma vida após a idade além dos 65 anos.
Considerando os ciclos que os humanos estabeleceram para medir o tempo aproveitando as colheitas e como isso determinou os anos, os meses e a adaptação da economia o CAPITAL INICIAL deve atender este ciclos. Uma disponibilidade mensal e cíclica. Equivalente para todos.
Ao final do ano um balanço utilizando CONTABILIDADE poderemos avaliar o resultado produzido por todos. Uma parte realizará apenas a vida e as trocas para a produção de uma riqueza coletiva. Uma diversidade biológica, cultural e de valores e sentimentos numa progressão para o desenvolvimento da Humanidade.
Este é o estudo, o modelo e a experiência que busco avaliar.