Mercado de Oportunidades

Todo ser humano nasce com diferenças de gênero, originários de diferentes raças e miscigenações, em diferentes ambientes culturais e religiosos, entretanto, nascem com valores que fazem parte de um conteúdo psicobiológico[1] herdado e transmitido pela espécie humana que irão se desenvolver num universo de oportunidades no qual todos devem ter acesso e tem direitos assegurados no contrato firmado pela Constituição ou no estudo aqui, assegurado pelo contrato da empresa BRASIL S.A.

Como se a vida fosse um grande jogo, e os nascido com vida fossem os jogadores, com espaços específicos e especiais para desenvolverem suas habilidades não há como se imaginar que uns tenham fichas para desenvolver suas potencialidades e criar oportunidades, de reconhecimento ou de crescimento pessoal e, a outros sejam negado todo e qualquer direito de participar deste projeto social que é a Vida.

Algumas pessoas, pelas mais diversas razões, criticam as pessoas com menos ou com nenhum recurso financeiro para manter sua família julgam serem elas especiais e tratam como “párias” e vítimas de suas (deles) escolhas os demais.

Nenhum valor reconhecem, nem por empatia e humanidade, naqueles que lutam, inclusive, para sobreviver com alguma dignidade, buscando alimentação, cuidando de sua saúde ou superando doenças, buscando algum tipo de experiência educacional e se vestindo com sobras de terceiros. Entretanto não assumem, embora vejam que tais outras pessoas só sobrevivem nesta condição sub-humana em razão de uma experiência econômica que é “capitalista” onde acumular é mais valioso para elas do que compartilhar o que o Mercado produz seja em bens ou em oportunidades.

A tendência de acúmulo de capitais e de meios de produção por alguns elementos pessoalmente ou através de empresas não determina a Sociedade como “capitalista”. O que vemos eouvimos é que tanto particulares como empresas “capitalizam” lucros e “socializam” os prejuízos e, não poucas vezes, de forma escancarada e eivada de fraudes e corrupção transferem estes prejuízos “socializados” para todo o Estado/Empresa BRASIL S.A.

Entendendo o MERCADO como “ambiente em que se realizam trocas”, sem ampliarmos mais o conceito básico que temos hoje, com absurda clareza qualquer um sabe que: Sem que haja a moeda para troca em posse de quem tem necessidade de realizar trocas para se alimentar, para cuidar de seu desenvolvimento com saúde e higiene, para prover educação, vestuário e lazer não há como a Economia como ciência funcionar ou dar parâmetros quaisquer de desenvolvimento, qualidade de vida ou que tipo de sociedade, como modo ou finalidade da produção se realiza. Ou de modo e resultado Capitalista ou então de modo e resultado Socialista.

Bem. Eu não acredito que haja possibilidade de compartilhar um convívio social misto em que algumas atividades produtivas sejam “capitalistas” e outras “socialistas”.

Este tipo de invenção em que o Estado/Empresa BRASIL S.A., em um modo socialista, empreende em nome de todos os sócios infra estrutura, produz capital subsidiado, destina terra e emprega trabalho social em prol de atender sua Constituição e ao mesmo tempo elitiza classes distribuindo para funcionários públicos e particulares benefícios em modo capitalistas, apenas em proveito de uns o que nega ter para distribuir para outros, e os beneficiados neste acúmulo de capital se indignam com a repartição do esforço comum resulta neste ambiente que hoje vivemos e temos a clara e inequivoca percepção do erro e que só não colapsa em razão da Natureza Humana ser tolerante e passível de ser conduzida pela Razão ou pela falta dela.


[1] Como herança psicobiológica temos valores humanos que não precisam ser ensinados e sim que são despertados nas crianças podendo estas se desenvolverem mais num ou no outro valor, tais como: Amor, Arte, Poder, Justiça, Vida, Harmonia. Todos os humanos sabem o significado destes valores. Alguns preferem um aperfeiçoamento naquele valor que mais lhe parece prazeroso ou em que ele se sinta mais identificado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s