Ontem, Atual e Futuro

Ontem e hoje temos uma visão estranha e eu digo até mesmo que temos uma visão equivocada de mercado.

Temos que “mercado”, usualmente materializado, é um ambiente físico de trocas possíveis e não uma representação que a Economia faz do que Mercado é ou do que ele venha a ser.

Então, temos mercados, supermercados, farmácias, livrarias, bares, lanchonetes, lojas de roupas, lojas de sapatos, lojas de produtos de limpeza, empresas que vendem serviços e vendem lazer, vendem seguros e alguns ambientes vendem, inclusive, até sonhos. Vende loterias e vantagens dizendo que você deixando seu dinheiro parado, ou comprando outras moedas ou fazendo uma aposta você vai ganhar mais dinheiro estão entre os que vendem sonhos. Você até pode desejar e comprar, mas não receberá o produto desejado porque isso é feito para apenas explorar os seus desejos.

Estas situações de “mercado” cujo objetivo é apenas realizar trocas para acumular “capital” e explorar ao máximo o lucro possível recebeu o nome de “capitalismo”. Justificam os “capitalistas” estes “mercados” como uma liberdade de prática comercial e uma liberdade econômica em que o Mercado determina os preços e resultados econômicos.

Sob esta visão de “capitalismo” onde se busca o resultado econômico focando apenas o aumento de capital sem o correspondente aumento de produção/distribuição, para um consumo/necessidade e melhoria de qualidade de vida e uso de recursos criou e sempre estará reproduzindo o que chamam de “nichos” de exploração.

Este nichos de “mercado” atende o que o “capitalismo” propõe. Uma sociedade exploradora em que se incentiva o indivíduo a acumular bens, incentiva o indivíduo a ser uma figura egocêntrica e sem empatia que é a proposta “capitalista” de acúmulo pessoal de riquezas e não incentiva os indivíduos a compartilhar bens para que a sociedade possa progredir e todos possam usufruir a vida que é a proposta “socialista” em que o Mercado tenha e realize a função econômica própria.

Este estudo busca entender se ontem, hoje e amanhã os termos usados na Economia como: uma ciência que estuda os fenômenos relacionados com a obtenção e a utilização dos recursos materiais necessários ao bem-estar realmente esclarecem e/ou ajudam a esclarecer os seus significados.

Os termos a esclarecer são os Meios de Produção na Economia, o Modo ou Uso da Produção na Economia e os Resultados decorrentes da Produção Econômica no desenvolvimento social de qualquer comunidade é parte deste estudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s