Toda a estrutura de Empresa/Estado se funda em regras de controle que é a Base da Ciência Contábil: O Controle do Patrimônio. Seja o Patrimônio Pessoal, seja Patrimônio Coletivo ou Patrimônio Empresarial.
Uma reforma tributária se impõem para regular a Economia/Mercado. Não há como ter uma Economia que funcione se não houver uma regra social que estabeleça os limites do que se pode e do que se deve fazer e qual a contribuição social que se dará de retorno por um benefício obtido.
O descontrole que se percebe no modelo atual de Economia não é o que se deseja para o desenvolvimento da Empresa/Estado BRASIL S.A.
Ao mesmo tempo em que se simplifica o modelo de tributação para toda a Economia baseada na moeda B$ (BITBEM), com uma tributação única e exclusiva, a parte Patrimonial e Comercial da Economia na moeda R$ (REAL) terá tributação diferenciada em razão da relação estabelecida entre as partes, a saber: de Propriedade, de Produção/Comércio, de Comércio Exterior, de Renda e de Financiamento/Capitalização.
Todos os tributos tem uma razão de existir, tem seu fundamento e base de incidência.
Sobre esta nova modelagem na Economia teremos neste estudo: Tributos (Impostos e Taxas ) e Contribuições Sociais, a saber: