O Desafio Digital-Virtual

(moedas sociais  vs  criptomoedas)

Ricardo Oliveira 03/06/2021

Sempre que eu relembro os caminhos do meu passado eu tenho a sensação de estar vivendo o futuro de mim mesmo.

O universo da ficção, da propaganda, da publicidade faz que nossas ideias e sonhos pareçam reais. Poderíamos perguntar, então:

– E são?

Não. Esta é a resposta. A ficção, a propaganda, a publicidade são indutores de realidades e, muitas delas apenas encaminham pessoas a práticas pouco racionais.

Vendo a imagem, reativei minhas memórias de 1958 quando crianças eram estimuladas a expressar o que observavam. Descrever o que viam. Narrar ou explicar imagens ou experiências pessoais.

Enquanto nas décadas de 50-60-70-80 para termos uma informação nova dependíamos muito de um esforço pessoal em busca de novidades, hoje, já num outro século/milênio as informações chegam em casa por todos os lados

Da época do telefone à manivela, das televisões de válvulas e tubos, dos bancos em filas indianas, das moedas circulando em diligências para pagamentos saltamos para um mundo digital e instantâneo e, também, significativamente virtual. Conhecemos pessoas que nunca vimos e sequer veremos e se a imagens que temos delas correspondem ou não ao nosso tempo, jamais saberemos.

A Era Digital transformou profundamente nossos hábitos e relações. Entretanto, mulheres e homens continuam os mesmos do nascimento até a morte.

O que é uma moeda virtual, então? Como responder esta pergunta?

  1. Moeda virtual é uma representação de valor igual a moeda corrente.
  2. Uma Moeda Social Virtual guarda relação à Moeda Corrente e bens e serviços.
  3. Criptomoedas guardam relação, apenas, a rendimentos de capital.

Em outras palavras.

A Moeda Social Virtual tem como fundamento o uso de tecnologia digital e virtual fazendo que a Moeda Social Virtual – BEM (B$) circule, realizando trocas. Ela é referência de valor para desenvolvimento social da criação, produção e consumo.

As criptomoedas, por sua vez, apenas concentram capitais na mão de poucos produzindo uma imagem já conhecida do capitalista. Ganhar apenas por ter capital e não por aplicação deste capital na Economia.

O desafio da Tecnologia como um dos fatores da Economia pode produzir uma grande diferença no Brasil e no Mundo.

Pode tornar nossa realidade numa Economia Participativa com a criação, distribuição de bens e de serviços através da Moeda Social Virtual gerando riqueza para todos.

2 comentários em “O Desafio Digital-Virtual

  1. Ok: moeda social virtual é uma moeda como qualquer outra moeda séria, com a vantagem de ser muito mais simples, e por isso mais rápida. A criptomoeda é um despautério. Não sei como tem alguém com coragem de usá-la. Devia ser proibida, como o é um remédio falsificado para câncer.
    Mas vc tá devendo uma apresentação virtual de toda a sua proposta, integrando B($), Bco. Comunitário e RBU.
    Reitero minha proposta de vc organizar uma reunião virtual onde vc teria, digamos, 40 min para expor e nós 20 min para dúvidas, sugestões etc. Podendo, claro, ser extendida por mais 30 min se os presentes estiverem de acordo. Outras reuniões dependeriam do resultado da 1a.
    Parabéns. Use sua pertinácia e sua incomum capacidade intelectual para nós convencer.
    Abração.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s