Parabéns, Rebeca Andrade!
Mudamos um pouco.
Mudamos pouco, ainda.
Ricardo Oliveira (01/08/2021


Artigos–> Incrível ausência — 26/08/2003 – 15:28 (Ricardo Oliveira) em “Usina de Letras”
Incrível ausência…
Daiane dos Santos, ginasta brasileira do Grêmio Náutico União de Porto Alegre realiza uma façanha inédita no esporte de ginástica olímpica mundial. A Globo noticiou no JN com uma pequena chamada e deu como última notícia uns poucos segundos… talvez, um minuto ou um pouco mais.
O preconceito fala alto nesta terra… Fosse a ’Daniele Hypólito’, com certeza a repercusão seria outra.
Foi bonito ver a Daiane dos Santos, negra como a grande maioria do povo brasileiro subir ao pódio e sorrir ouvindo o nosso hino tocar para todos reverenciarem a melhor do mundo ali naquele torneio…
Com 9.737 pontos ela deixou a atual campeã a espanhola Elena Gómez, com o bronze (9.675) e ‘a romena’ Catalina Ponor com a prata (9.700).
“A atleta Daiane dos Santos, da equipe Brasil Telecom, poderá se transformar na primeira ginasta brasileira a dar nome a um movimento de solo e entrar para a história da ginástica olímpica mundial. A acrobacia, desenvolvida pela ginasta em parceria com o técnico ucraniano Oleg Ostapenko, foi apresentada no último Campeonato Brasileiro, no Rio, e será avaliada através de uma fita de vídeo pelo Comitê Técnico da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Para que o movimento seja batizado oficialmente com o sobrenome “Dos Santos”, é necessário que Daiane seja realmente a única no mundo a executá-lo.”
“A confiança encontra respaldo no duplo twist carpado, movimento em que Daiane executa um mortal com meia-volta e dois giros no ar e que foi avaliado com Super E (altíssimo grau de dificuldade) pelos jurados no Mundial.”
Daiane foi perfeita… DEZ… Ganhou o primeiro lugar, a medalha, ouviu o Hino Nacional. Mas, infelizmente, milhares, milhões de brasileiro não viram e nem verão… A mídia cheia de preconceitos e ranços não dá destaque. O que é para ser visto é mostrado é ”KUBANAKAN” & “Mulheres Apaixonadas”
O Brasil precisa mudar… E Daiane dá sua parte nesta história com sua luta e tenacidade.
Parabéns! Daiane dos Santos… Parabéns aos seus pais, ao seu clube, aos seus amigos fiéis.
Outras notas: (quase todos os links referenciados foram quebrados)
Terça-Feira, 1 de Julho, 06:27 PM
EM: http://br.news.yahoo.com/030701/6/cp8d.html
Ginástica: Daiane dos Santos pode dar nome à acrobacia
23h39 – 23/07/2003
Daiane dos Santos participa de bate-papo às 19h
EM: http://esporte.uol.com.br/pan/ultimas/2003/07/23/ult1610u6.jhtm
17h47 – 21/07/2003
CBG e Daiane dos Santos rebatem críticas de Georgete Vidor
em: http://esporte.uol.com.br/pan/ultimas/2003/07/21/ult1610u4.jhtm
19h36 – 23/08/2003
Brasileiros tentam surpreender campeões neste domingo no Mundial
Em: http://esporte.uol.com.br/outros/ultimas/2003/08/23/ult803u112.jhtm
Daiane conquista o mundo
Em: http://www.gnu.com.br/interna.asp?Cod=744&secao=Esportes
“A ginasta do Grêmio Náutico União (Brasil Telecom) Daiane dos Santos conquistou uma medalha inédita para o Brasil. Foi primeiro ouro do país em um Mundial de Ginástica Olímpica. A conquista veio nos exercícios de solo da competição, disputada em Anaheim, na Califórnia.”
A ginasta gaúcha conseguiu 9.737 pontos, deixando a romena Catalina Ponor com a prata (9.700), e a espanhola Elena Gómez, com o bronze (9.675).
Neste ano, Daiane já havia obtido um terceiro lugar na etapa alemã da Copa do Mundo. No Campeonato Brasileiro, a ginasta ficou em segundo lugar na competição individual no solo e em primeiro no salto sobre o cavalo.
A unionista também representará o Brasil nos jogos olímpicos de 2004. Ela conquistou a vaga ao lado da equipe brasileira feminina de ginástica olímpica.